Eu estudei 2 anos de fotografia, já fiz alguns trabalhos como fotografa, mas hoje para mim é somente um hobby.
Já tive muitas câmeras legais e de marcas diferentes, a minha preferida foi a Nikon D5000, uma câmera ótima e muito querida.
Depois tive câmeras canon, todas da linha semi-profissional com troca de lentes.
Minha última aquisição foi uma Fuji Superzoom de lente fixa, para testar o uso de câmeras superzoom.
Já tirei também muita foto com meu antigo celular Nokia Lumia e por último com meu celular atual Iphone 4S.
Testando essa infinidade de equipamentos, cheguei as seguintes conclusões:
Câmeras Semi e Profissionais: O quesito qualidade não tem como contestar, conhecendo bem o equipamento, estudando e tirando muitas fotos a experiência é maravilhosa, os resultados são fotos de qualidade e com infinitas possibilidades de edição. O ponto ruim; preço e falta de praticidade, afinal não é fácil descolar no mínimo R$2000 para uma câmera que vai se usar como hobby e a questão da praticidade, pelo menos para mim, o peso atrapalhava, fora o tamanho da câmera ser grande e chamar atenção de pessoas mal-intencionadas.
Câmeras Superzoom: Levando em consideração, o tamanho, peso e preço de uma lente superzoom para as câmeras intercambiaveis, comprei uma câmera superzoom para testar, para ser sincera a qualidade não agrada tanto para mim que trabalhava com um sensor muito mais sensivel e fotos de resolução muito melhores, mas é bem divertido brincar com o zoom e tirar fotos distantes. (Opinião baseado no uso da câmera testada Fuji Finepix Superzoom )
Foto de celular: Para mim, é o tipo de foto mais interessante. Hoje em dia é muito comum todo mundo ter a câmera do celular para documentar qualquer tipo de coisa (principalmente as mais desncessárias) Então vamos lá. A praticidade do celular bate qualquer outra, afinal, grande parte das pessoas tem um equipamento desses a 2 minutos no máximo da sua mão. Claro que a marca do celular, modelo etc conta bastante. E nessas eu já perdi fotos muito legais por ter um celular com resolução muito baixa no passado. E foi bem frustrante :( Então minha sugestão para quem gosta de fotos é investir em um celular com uma câmera legal, ainda que não seja modelo top de linha, existem muitos celulares com câmeras boas que não são tão caros. Vale a pena testar na loja e ler bastante resenhas na internet.
Qual câmera comprar? Pense primeiro o que quer fotografar, o valor que você esta disposto a investir e quanto você quer estudar. Quer estudar a fundo a fotografia e tem uma graninha guardada? Vá de câmeras semi-profissionais com a lente do kit, estude bastante e tire muitas fotos. Não sabe se vai dar muito certo na fotografia e quer começar bem do comecinho, fazer saídas fotograficas e se iniciar no mundo da fotografia? Cameras semi-profissionais de lente fixa (exemplo: Sony cybershot). Não quer gastar muito e quer tirar fotos? Use o que tiver, câmeras de filme, câmeras compactas, celulares, o importante é ter criatividade e conhecer os principios básicos como luz, sombra, contraste e etc.
Abaixo algumas das fotos que eu tirei e gostei bastante:
Ruazinha de Dubrovinik, tirada com Iphone 4S
Vista da costa de Queensferry - Tirada com Windows Phone 640
Grécia - Iphone 4S
Gôndolas de Veneza, Iphone 4S
Essas fotos não tem muita técnica nem nada de especial, eu apenas enxerguei o momento, e com o que eu tinha, fotografei sem pensar muito, é uma coisa gostosa na fotografia, a espontaneidade, sem pensar muito, só capturar o momento e ver o que dá, sem muito ensaio ou repetição.
Sobre edição de foto: Tudo depende a sua intenção de uso com a sua foto, postar em redes sociais, arquivar para um portfolio, impressão e etc. No celular eu costumo usar o Aviary para Ios, é um programa bem legal com funções básicas como ajuste de luminosidade, cor e muitos outros, além de efeitinhos coloridos e diferentes. No PC, eu gosto do Photoshop CS 5 e já usei na falta dele o Photoscape.
Minhas dicas são: Sempre arquive a foto original em caso de acontecer algum "acidente" e coloque a sua marca na foto afim de evitar compartilhamento sem autorização. Não exagerar nos efeitos e tentar aproveitar a luz do dia.
Espero que tenham gostado do post.
Até mais.
0 comentários:
Postar um comentário